Saiba Mais: Especial Marvel – Gavião Arqueiro

Neste último especial dos Vingadores originais do cinema, não podemos esquecer-nos de um dos personagens mais misteriosos e ocultos do Universo Marvel: O Gavião Arqueiro.
Apesar de ter sido um criminoso, com o tempo viu que suas habilidades fantásticas com arco e flechas seriam mais bem utilizadas para o bem, sendo um dos membros mais valiosos da equipe Vingadores.
Visto como apenas um coadjuvante tanto nas HQs como nas telas, o Gavião tem muito mais valor do que muitos pensam, pois foi por sua causa que a Viúva Negra passou para o lado dos “mocinhos”, além de suas habilidades excepcionais garantirem a vitória em suas batalhas.
Interpretado por Jeremy Renner no Universo Cinematográfico Marvel, tem grande presença nos dois primeiros filmes do Vingadores nos cinemas, parece ter sumido após os eventos de “Capitão América: Guerra Civil”, pois infelizmente não está presente em “Guerra Infinita”, mas pode muito bem ter um papel fundamental na segunda parte do filme.
Nesta série especial vamos conhecer um pouco mais dos Vingadores originais do cinema, conhecendo suas origens e evolução tanto nos filmes quanto nas HQs.
Em comemoração e honra de sua trajetória de sucesso durante esses dez anos nos cinemas, vamos conhecer um pouco o personagem e sua transformação ao longo dos anos.

Apresento-lhes agora: O Gavião Arqueiro.

 

A Criação

O Gavião Arqueiro foi criado em 1964 por Stan Lee e Don Heck. Originalmente era um criminoso que passou a auxiliar as missões da Viúva Negra, mas após um tempo passou a ser um herói ao se unir a equipe dos Vingadores, sendo um dos membros mais importantes do grupo.

 

Inspiração do Nome

Há de se pensar que quase todos os heróis tanto da Marvel quanto da DC são quase uma copia um do outro, apenas com algumas diferenças na origem, no nome e no uniforme. O primeiro arqueiro das estórias ficcionais surgiu na DC Comics, com o Arqueiro Verde inspirado na lenda de Robin Hood, ele foi criado em 1941. Já sua “contraparte” da Marvel, o Gavião Arqueiro criado em 1964 e tem muitas características da lenda de Robin Hood, mas sua diferença com o arqueiro da DC pode estar em muitas de suas habilidades excepcionais, como sua visão apurada que o faz nunca errar um alvo, por isso o codinome Gavião por se tratar da ave com a melhor visão da natureza.
O alter-ego do Gavião Arqueiro é Clinton Francis Barton, nascido em Waverly, Iowa.

 

Aparições

Sua primeira aparição foi ao lado da Viúva Negra na HQ “Tales of Suspense” #57 de 1964, na estória o Gavião está nas ruas tentando proteger a população assim como o Homem de Ferro, mas acaba confundido com um criminoso por policiais. E para escapar de ser preso é ajudado pela Viúva Negra que o faz ajuda-la em sua missão de derrotar o Homem de Ferro e apesar da primeira tentativa não dar certo, ambos continuam juntos em algumas missões (muito por Clint ter se apaixonado por Natasha), mas com o tempo, ele acaba desistindo de sua vida de crimes e com a ajuda do Homem de Ferro se une aos Vingadores, abraçando a vida heroica. Sua ida para os Vingadores aconteceu na HQ “Avengers” #16 de 1965.

 

Revista Própria

A primeira HQ solo do personagem foi “Gavião Arqueiro” #1 a #4 de 1988, foi uma pequena série solo do herói escrita e desenhada por Mark Gruenwald, onde o personagem é formado da maneira que conhecemos hoje e introduz seus primeiros inimigos, assim como sua dinâmica como um Vingador.
Considerado um personagem de segundo escalão do Universo Marvel é muito difícil encontrarmos boas HQs com seu nome no título, mas há alguns tesouros escondidos que pode levar o leitor ao céu. Algumas das boas HQs do Gavião Arqueiro são:

HQ “Tales of Suspense” #57: Escrita por Stan Lee e Larry Lieber, desenhado por Don Heck em 1964. Esta HQ marca o retorno da Viúva Negra ainda como antagonista, é também a primeira aparição do Gavião Arqueiro.
Trama: Após ser pego por dois policiais com joias que não eram suas, o Gavião Arqueiro foge e acaba encontrando a Viúva Negra, que pretende usar as habilidades do arqueiro para destruir o Homem de Ferro.

HQ “Gavião Arqueiro” #01 a #04: Escrito e desenhado por Mark Gruenwald em 1983.
Está foi a primeira HQ solo do Gavião Arqueiro.
Trama: Entusiasmado em seu novo relacionamento, Clint se abre para sua namorada Sheila Danning sobre sua origem de super-herói. Então o Gavião Arqueiro começa a investigar um arrombamento na Croos Technologies e o intruso é justamente a Harpia, codinome de sua atual namorada.

HQ “Gavião Arqueiro: Pequenos Acertos” #6 a #11: Escrito por Matt Fraction e David Aja em 2016.
Trama: Clint Barton está de volta para lidar com inúmeros problemas de sua conturbada vida cotidiana: o Furacão Sandy, um apocalipse digital, cachorros detetives, problemas com mulheres, assassinos mercenários e muito mais.

HQ “Gavião Arqueiro: Minha vida como uma Arma” #01 a #05: Escrita por Matt Fraction, David Aja e Javier Pulido em 2016.
Trama: Clint Barton, o Gavião Arqueiro é um exímio membro dos Vingadores, mas desta vez não está agindo em nome da equipe, está lutando em nome da justiça, dos cãezinhos indefesos e dos churrascos na laje. Ao lado da indefectível parceira Kate Bishop, o Gavião Arqueiro vai flechar seu coração, enquanto defende seus vizinhos dos perigos de Nova York e da terrível gangue do agasalho de ginastica.

 

Estória

Infância: Clint Barton era o mais novo dos dois filhos de um industrial, sua infância não foi uma das melhores, pois seu pai era extremamente abusivo com a família e tinha problemas com álcool, o que o deixava agressivo. Aos oito anos, seus pais morreram em um acidente de carro. Assim, Clint juntamente com seu irmão foi enviado para um orfanato.

Fuga para o circo: Ao completar catorze anos, Clint e seu irmão fugiram do orfanato e ingressaram em um circo que passava pela região. No circo, Clint se tornou aprendiz do astro do espetáculo chamado Espadachim e também foi treinado por outro futuro vilão Trick Shot, que o ajudou a aprimorar suas habilidades com arco e flecha, além de artes marciais. Como nasceu com uma visão além do normal, Clint se tornou um habilidoso arqueiro.

Início no crime: No começo, Clint não queria ser um criminoso, pois ao ver o Homem de Ferro em ação ele acabou achando que poderia ser um herói como ele, desta maneira ele fez um uniforme e começou a fazer uma ronda pela cidade. Para seu azar, em sua primeira missão ao tentar capturar um ladrão de joias, acabou confundido com um membro de quadrilha por dois policiais. Em sua fuga, acaba ajudado pela Viúva Negra que o encontra por acaso, mas que vendo as excepcionais habilidades do arqueiro o recruta em sua luta contra o Homem de Ferro. Não sendo bem sucedido em derrotar o herói, Clint ainda se manteve ao lado da Viúva Negra como um parceiro em suas missões e também como seu amante.

Vida de herói: Com o passar do tempo, Clint começou a se questionar e a questionar o amor da Viúva que sentia que apenas o usava para seu próprio beneficio. Não se esquecendo de seu primeiro objetivo que era ser um herói, acaba deixando a Viúva e a vida de crimes, limpou seu nome e passou a integrar a equipe dos Vingadores. Por seu temperamento rebelde, criou alguns problemas para o Capitão América (líder da equipe na época), sentiu certa atração pela Feiticeira Escarlate, iniciando um romance com a mesma que não era aceita por seu irmão Mercúrio. Durante um tempo, procurou ganhar maior poder e se destacar na equipe ao assumir o uniforme e os poderes do Golias (uma versão do Homem Formiga). Acabou deixando os Vingadores quando a Feiticeira Escarlate se casou com o Visão.

Gavião Livre: Ao sair dos Vingadores, Clint passou um tempo na equipe Defensores, chegando a enfrentar o Homem de Ferro em um período que as duas equipes se enfrentaram. Após um tempo, saiu dos Defensores e se casou com a heroína Harpia, formando a equipe Vingadores da Costa Oeste em que era o líder.

 

Outras identidades

Clint Barton já assumiu outros codinomes em sua vida, mas os mais relevantes e conhecidos foram:

Golias: Clint utilizava o soro de crescimento de Hank Pym para alterar seu tamanho.

Ronin: Esse codinome foi usado por diversos personagens da Marvel e vem do japonês significando “samurai sem mestre”, ou seja, um guerreiro solitário. Clint usou esse codinome por um curto período de tempo, durante os eventos de “Guerra Civil” ao se unir aos Novos Vingadores.

 

Gaviã Arqueira

Kate Bishop era a filha mais nova de uma família rica, sua mãe morreu em um acidente enquanto viajava para o Colorado, tinha também um pai ausente emocionalmente e uma irmã com quem tem um relacionamento tenso.
Kate começou a investigar as atividades suspeitas do pai e o seguiu até um galpão ao qual ele estava se encontrando com um criminoso chamado El Matador e acidentalmente foi flagrada pelo criminoso após seu pai sair do local. El Matador a manteve no local para pedir um resgate por ela, mas Kate conseguiu fugir. Na perseguição quando um dos homens estava prestes a apanha-la uma flecha passou por ele distraindo-o e salvando Kate. Eram os Vingadores que chegaram ao local, o Gavião Arqueiro estava vigiando El Matador há algum tempo e com os Vingadores derrotou os criminosos.
Kate ficou impressionada com a equipe poderosa, mas principalmente com o Gavião Arqueiro por ser apenas um humano sem poderes, mas com incríveis habilidades. Desiludida com seu pai, ela tornou o Gavião Arqueiro seu modelo de pessoa. Após alguns eventos traumáticos em sua vida pessoal, Kate passou a treinar em artes marciais, combate corpo a corpo e principalmente arco e flechas, se tornando uma arqueira tão boa quanto Clint. Ela fez um uniforme que é uma mistura dos uniformes do Gavião e da Harpia, um arco e flechas e uma espada, assim se uniu a equipe Jovens Vingadores e o Gavião Arqueiro se tornou seu mestre por inúmeras vezes, depois se tornando também parceiros e amigos.

 

Habilidades e Armamento

O Gavião Arqueiro é apenas um humano comum, mas que possui grandes habilidades, talvez a mais acentuada seja sua visão excepcional, nas HQS o Gavião acabou perdendo cerca de 80% de sua audição ao enfrentar o vilão Fogo Cruzado que lhe atirou uma flecha hipersônica, assim ele precisou usar um aparelho auditivo para ouvir. Após um tempo, ao ser revivido pela Feiticeira Escarlate e ter sua audição de volta acabou a danificando novamente ao enfrentar o vilão Palhaço, que enfiou suas próprias flechas em seus dois ouvidos. Com esta corriqueira perda de sua audição, o Gavião aprendeu a ler lábios e a linguagem de sinais, também seus outros sentidos ficaram mais apurados principalmente a visão, que já era boa e se tornou ótima, tendo uma visão mais aguçada que de qualquer humano normal e com ela usa seu arco com tal precisão que não erraria o alvo nem se quisesse.
Além dessa incrível visão, o Gavião possui outras habilidades e armamentos como: Ele é um Mestre Arqueiro, é um Atirador Especialista, Acrobata, Mestre em Artes Marciais, Grande Estrategista, possui Armas de Proficiência (facas, espadas, nunchakus e bastões) e ainda é Trilíngue (ele sabe além da sua língua nativa o inglês, italiano e linguagem de sinais americana).

 

Inimigos

Apesar de ser um grande herói, o Gavião Arqueiro possui poucos inimigos próprios, em sua maioria seus inimigos são formados por suas ações conjuntas com os Vingadores, o que torna inimigo dos grandes vilões da Marvel. Apesar disso, ainda sim o Gavião possui alguns inimigos próprios:

Trick Shot: Arqui-inimigo do Gavião Arqueiro. Buck Chisholm, um grande arqueiro que era uma das grandes atrações do circo itinerante em que Clint viveu em sua juventude, foi ele quem ajudou Clint a se especializar em arco e flechas, sendo seu mentor na arte. Ele se tornou seu grande mentor ao salvar a vida de Clint do Espadachim. Trick Shot então saiu do circo com Clint e pediu que lhe ajudasse em um roubo que dá errado quando Clint descobre que um dos seguranças em quem atirou foi seu próprio irmão e se recusa a deixa-lo no local, Trick Shot então atirou uma flecha no ombro de Clint prometendo que se o visse novamente iria mata-lo, assim Trick Shot se tornou um mercenário e os dois se tornaram grandes inimigos.

Espadachim: Jacques Duquesne cresceu na nação de Sin-Cong, na Ásia que estava dominada pela França. Ao contrário de sua família, Duquesne não nutria qualquer preconceito pelos nativos de Sin-Cong e ate auxiliou na rebelião da população nativa contra os franceses. Liderando a rebelião, ele usou uma máscara e um uniforme e sob o codinome de Espadachim, ajudou a libertar a nação, mas para isso teve de matar seu próprio pai. Desiludido, ele partiu e se uniu a um circo itinerante que com suas habilidades na esgrima o tornou o grande astro.
Foi o mentor de Clint Barton quando este se uniu ao circo e lhe ensinou tudo o que Clint sabe, mas Clint acabou descobrindo que Espadachim estava roubando o dinheiro do circo para pagar dividas de jogo, assim Clint tentou captura-lo, mas acabou atingido por Espadachim que apenas não o matou, pois Trick Shot o resgatou da morte certa. Espadachim então fugiu, se tornando um criminoso e mercenário. Eventualmente ele enfrentou o Gavião Arqueiro quando traiu a confiança dos Vingadores, ao enganá-los dizendo querer se redimir de seus crimes e entrar para o grupo, mas na verdade ele era um agente infiltrado do Mandarim. O Espadachim usa uma espada elétrica capaz de emitir raios.

Palhaço: Kazimierz Kazimierczak veio de uma família polonesa de circo, ate que estes foram mortos em um conflito armado. Ao se mudar para os EUA, ele presenciou a morte de seu amigo Janek em uma explosão no metro, o que o traumatizou o fazendo matar pessoas sem qualquer razão e assim ganhou sua vida como mercenário. Um tempo depois ele foi contratado por diversos mafiosos para matar Clint Barton e assim começou seus confrontos doentios.

Flecha Certeira: Charles Bernard Barton é o irmão mais velho de Clint, que na fase adulta acabou vestindo uma fantasia e se tornando o criminoso Flecha Certeira, entrando em confronto diversas vezes com seu irmão.

Fogo Cruzado: William Cross entrou para a CIA com a intenção de aprender os segredos do negocio e fazer contatos que um dia poderiam ser uteis para ele. Sua pretensão era usar o treinamento e o conhecimento da CIA para obter lucro para si mesmo. Alguns anos depois, abandonou a CIA e começou a usar suas habilidades, recursos e conhecimento para uma série de operações criminosas altamente lucrativas sob o codinome Fogo Cruzado, mas em uma de suas operações acabou perdendo o olho e a orelha esquerda que substituiu por equipamentos cibernéticos. Em outra de suas ações criminosas, tentou capturar o Gavião Arqueiro para que pudesse invadir a empresa que o herói estava de guarda, assim os dois iniciaram seus conflitos.

 

Parcerias

O Gavião Arqueiro tem uma incrível fama como um dos membros mais presentes na equipe dos Vingadores, mas como ele já teve suas próprias aventuras também teve suas próprias parcerias e também participou durante um tempo de outras equipes, provando ser um herói versátil e que tem um ótimo relacionamento com a maioria dos heróis com quem trabalha.
Já fez parceria com a Viúva Negra (os dois sendo criminosos e também heróis), Harpia e com a Gaviã Arqueira. O Gavião também integrou além dos Vingadores as equipes: Circo do Crime (quando era criminoso), SHIELD, Defensores, Vingadores da Costa Oeste (ao qual era o líder), Thunderbolts (também foi líder) e os Novos Vingadores.

 

Relacionamentos

O Gavião pode não ser tão poderoso, mas com certeza tem certo poder sobre as mulheres, que se atraem por seu charme e lábia de um sedutor, talvez tenha aprendido com a melhor (Viúva Negra?!). Estas são algumas de suas conquistas:

Viúva Negra: Para muitos Natasha Romanoff é o amor da vida de Clint Barton. Eles tiveram muita importância na vida um do outro, pois no início Clint queria ser um herói, mas acabou sendo um criminoso ao conhecer e se apaixonar pela espiã russa. Por muito tempo Natasha o usou em suas maquinações, se aproveitando de seus sentimentos. Os dois acabaram tendo um relacionamento que terminou no momento em que Clint se uniu aos Vingadores, pois decidiu fazer a coisa certa e se tornar o herói que tanto desejava. Com seu abandono, Natasha percebeu que tinha sentimento por Clint e começou a questionar sua lealdade com a URSS e assim decidiu também se tornar uma heroína ao seu lado. Quando os dois se tornam heróis e já estavam trabalhando com os Vingadores, eles reataram o relacionamento e Clint acabou a pedindo em casamento, mas a ruiva decidiu seguir outro caminho. Ao descobrir que Natasha estava envolvida com o Demolidor, o Gavião acabou em uma briga com Matt e terminou de uma vez o relacionamento com a Viúva. Apesar dos altos e baixos, os dois permanecem amigos e parceiros até hoje.

Harpia: Barbara “Bobbi” Morse acabou conhecendo o Gavião quando o mesmo era um segurança de uma empresa de tecnologia, nesta época ela era uma ex-agente da SHIELD, eles acabam atuando juntos como parceiros nesta e em outras aventuras. Os dois acabam se apaixonando e logo se casam, mas o relacionamento deles é cheio de idas e vindas com vilões sempre estragando seu “final feliz”.

Feiticeira Escarlate: Wanda Maximoff entrou para os Vingadores quase na mesma época que o Gavião, que se tornou um amigo muito próximo, mas na verdade Clint desenvolvia outros sentimentos pela moça. Wanda sempre o considerou um grande amigo principalmente por seu coração estar em outro lugar (no Visão!), isso deixou Clint furioso de ciúmes. Na saga “Dinastia M” Wanda acabou tendo um colapso nervoso e mata Clint, porem ele reaparece vivo na realidade criada por Wanda, com sua memorias de volta, Clint a confronta do por que o matou já que apenas a amou todo o tempo. Ela desfaz a realidade para não responder, mas quando o mundo é restaurado ao normal, Clint vivo sai em busca de Wanda que esta desaparecida, a encontrando sem memoria de tudo o que se passou  e  sem poderes, vivendo como uma cigana, os dois acabam passando uma noite juntos.

Rocha Lunar: Karla Sofen integrava a equipe Thunderbolts ao qual o Gavião Arqueiro era o líder e a treinava para combate, mas a moça pretendia usar de seus dons de sedução para ter vantagem sobre seu líder. Com o tempo, ela admite estar tão atraída por Clint quanto ele por ela, assim os dois começam um breve caso passional.

Eco: Maya Lopez é resgatada no período em que Clint usava a identidade Ronin, o Gavião tem um breve relacionamento com a moça e passa a adotar o uniforme e a identidade de Ronin por meio da benção de Maya que havia sido a ultima Ronin.

Vespa: Janet Van Dyne teve um breve caso com Clint Barton enquanto os dois estavam nos Vingadores, o que gerou muita tensão entre Clint e Hank Pym, então ex-marido de Janet.

 

Mídias

O Gavião Arqueiro apesar de ser tratado como um coadjuvante tem bastante relevância desde as HQs até mídias como animações, games e porque não no cinema.
Nos desenhos animados o Gavião aparece em: “Iron Man” (1964), “The Marvel Super Heroes” (1966), “Fantastic Four” (1994), “The Avengers: United They Stand” (1999), “Esquadrão de Super Heróis” (2009), “Iron Man: Armored Adventures” (2009), “Vingadores: Os Heróis mais Poderosos da Terra” (2010), “Ultimate Spider Man” (2012), “Vingadores Unidos” (2013), “Iron Man: Rise of the Technovore” (2013), “Marvel Disk Wars: The Avengers” (2014) e em “Avengers Confidential: Black Widow & Punisher” (2014). Também apareceu no filme de animação “Next Avengers: Heroes of Tomorrow” (2007).
Nos games o Gavião Arqueiro faz presença em: Spider Man: The Video Game (1991), Captain America and the Avengers (1991), Venom/Spider Man: Separation Anxiety (1995), Marvel Ultimate Alliance (2006), Ultimate Marvel vs. Capcon 3 (2011), Marvel Super Hero Squade Online (2011), Marvel: Avengers Alliance (2012), Marvel Avengers: Battle for Earth (2012), Marvel Heroes (2013), Lego Marvel Super Heroes (2013) e em Disney Infinity: Marvel Super Heroes (2014).

 

Atualmente

O Gavião foi integrado de maneira tímida no Universo Cinematográfico Marvel, fazendo uma pequena participação no primeiro filme do Thor, tendo mais participação nos filmes dos Vingadores, mas sempre tratado como um coadjuvante de certa importância, o personagem é interpretado pelo ator Jeremy Renner que traz a essência do Gavião para as telonas, com coragem e muita habilidade com seu arco e flechas.
“Thor” (2011), o Gavião Arqueiro é um agente da SHIELD e está nas alturas de uma base da agencia montada no deserto, que tem a finalidade de proteger um artefato misterioso, é o Gavião quem avista e impede a invasão e roubo do objeto pelo homem que se intitula Donald Blake, o Thor.
Este filme apresenta de maneira muito rápida o Gavião Arqueiro, tão rápida e sem importância que apenas os mais atentos notam que é o Gavião Arqueiro quem está no filme.
“Vingadores” (2012) O Gavião Arqueiro acaba controlado por Loki e seu cetro que contem a Joia da Mente, sendo então o antagonista do filme que ajuda o vilão a derrubar a base da SHIELD e os Vingadores em formação, mas com a ajuda da Viúva Negra que lhe dá uma “pancada forte na cabeça”, Clint sai do controle mental e passa a ajudar os Vingadores na grande batalha de Nova York.
Aqui o Gavião tem um papel maior, mostrado como um fantoche nas mãos do grande vilão Loki, ele se mostra um verdadeiro espião e mercenário, assim como nas primeiras HQs em que apareceu, ele parece até que aprendeu muito bem com a Viúva Negra, claro que o melhor é a luta entre ele e a Viúva ao qual só perde porque ela não foi justa e o mordeu e também sendo mais rápida para bater a cabeça dele no ferro (se quisesse ela teria matado ele facilmente), daí em diante, ele mostra todas as suas habilidades de Gavião Arqueiro como a sua incrível visão e sua pontaria certeira.
“Vingadores: Era de Ultron” (2015) o Gavião acaba se ferindo seriamente na batalha contra a HYDRA e o Barão Von Strucker, mas logo se recupera voltando ao time para enfrentar o robô Ultron que usa a Feiticeira Escarlate para atacar a mente dos Vingadores, mas o Gavião já está mais atento com sua mente e dessa vez não deixa ninguém brinca com ela, conseguindo derrubar a Feiticeira e ajudando seus companheiros caídos os levando para sua casa onde vive com sua esposa e filhos. Ao se recuperarem, os Vingadores com grande ajuda do Gavião e da Viúva conseguem roubar o corpo daquele que seria o Visão e no fim partem para Sokovia para a grande batalha contra Ultron e seus robôs, o Gavião também é de grande importância para dar coragem a Feiticeira Escarlate lutar pelo bem maior.
Este com certeza é o filme onde o Gavião teve uma real importância como herói, sendo tão importante quanto os demais heróis, mostrou um lado que ninguém conhecia, que ele é um homem de família, preocupado não apenas com sua equipe, mas com sua bela família e claro com Natasha, sua grande e melhor amiga.
“Capitão América: Guerra Civil” (2016), o Gavião aparece para ajudar o Capitão América e sua equipe contra o registro dos super-heróis e também para salvar Bucky de um julgamento injusto, sendo preso com os outros membros no final.
Neste filme o Gavião volta a ser apenas mais um coadjuvante, não tendo tanta relevância, sua presença só é notada durante a batalha entre as duas equipes, principalmente quando luta diretamente contra a Viúva Negra.
Em “Vingadores: Guerra Infinita” o herói não deu as caras, mas parece que isso será explicado na segunda parte e pode ser que ele aparece como o herói Ronin.

 

 

Um coadjuvante, um herói, um homem de visão, este é o Gavião Arqueiro, com relevância, aos poucos foi conquistando seu espaço no Universo Marvel, mesmo sem poderes é um membro precioso para qualquer equipe que integra, principalmente os Vingadores.
Com uma apresentação meio apagada no Universo Cinematográfico Marvel, Jeremy Renner fez jus ao herói na sequencia do filme dos “Vingadores”, mostrando que o personagem tem sim importância e que faz falta, como muita gente reclamou por ele não ter dado as caras em “Guerra Infinita”, mas seu futuro na Marvel Studios ainda é incerto e não se sabe o que acontecerá com ele na final da Fase 3.
O que mais podemos esperar do futuro do Gavião Arqueiro nos cinemas?

Jessica Potter

Formada em História, Escritora e amante do Universo Geek.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *