A Jornada de Luke Cage na Netflix

Desde 2015 a Marvel/Netflix formou uma parceria para apresentar quatro heróis de rua que não fossem tão caros de serem produzidos e ao mesmo tempo chamassem a atenção dos fãs das HQs, aumentasse também o numero de usuários do streaming. Em abril de 2015 lançaram o primeiro deles, “Demolidor”, que foi um grande sucesso do serviço, assim continuaram o planejamento e em novembro de 2015 estrearam seu segundo herói, ou melhor, a heroína Jessica Jones, que em sua série apresentou o seu então namorado Luke Cage. O sucesso de “Jessica Jones” deu espaço para o desenvolvimento da série solo “Luke Cage” e outras duas séries, “Punho de Ferro” e “Os Defensores”, grupo de heróis famosos nas HQs e que também ganhou vida na TV.
A segunda temporada de “Luke Cage” estreia dia 22 de junho, então vamos recordar a jornada do personagem até aqui e nos preparar para o que vem por aí.

 

Primeira Temporada

1 – Momento da Verdade: No primeiro episódio desta temporada, acompanhamos Luke Cage tentando voltar à vida normal após terminar seu romance com Jessica Jones e se recuperar do controle de Kilgrave. Aqui, Cage é um ajudante na famosa Barbearia do Pop, único que sabe da verdadeira força de Cage. Apesar de Luke tentar viver como uma pessoa comum, à tensão nas ruas do Harlem aumenta, Cage também conhece uma bela e esperta mulher chamada Misty Knight.

2 – Código das Ruas: Luke já usava seus poderes em favor de pequenas causas como roubos pequenos de pessoas e comércios, mas desta vez um garoto precisava da sua ajuda e isso fez Cage se envolver com alguém que não desejava, com o rei do Harlem, Boca de Algodão. Apesar de seus esforços, o criminoso Shades manda atirarem na Barbearia do Pop e esse ato acaba matando o patriarca da comunidade que morre nos braços de Luke e o mesmo se enfurece e começa a ir atrás de justiça.

3 – Quem Vai Levar o Peso? : Boca de Algodão e sua prima Mariah sabem o peso que virá da morte de Pop e planejam seus próximos passos, já Luke vai atrás de onde mais doí em Boca de Algodão e queima o local onde o criminoso guarda a maior parte de seu dinheiro. Por vingança por ter queimado seu dinheiro, Boca de Algodão manda queimarem o estabelecimento onde Luke estava. Ainda é revelado que o parceiro de Misty Knight, o detetive Rafael Scarfe esta trabalhando para o rei do Harlem.

4 – Passo na Arena: Neste episódio Luke sobrevive ao ataque de Boca de Algodão, mas lembra de se de seu passado e da conspiração que o tornou um super-humano. Luke se lembra da prisão ao qual passou anos de sua vida por um crime que não cometeu, dos abusos e maus tratos que sofreu e o que teve de fazer para sobreviver no lugar aceitando participar de um ringue de luta entre presos. Também foi onde conheceu sua então futura esposa, a psiquiatra Reva Connors e como foi submetido ao experimento que o tornou um super-humano, pois o acidente que o transformou lhe deu a chance de escapar da prisão e começar uma nova vida onde Carl Lucas está morto e Luke Cage vive.

5 – Só Para Ter Um Representante: Boca de Algodão começa a perder o respeito no Harlem e assim passa a direcionar sua vingança contra Luke para os próprios moradores do bairro que buscam auxilio no herói. Pop recebe homenagens em meio a uma celebração na igreja do bairro, onde Boca de Algodão aproveita para melhorar sua imagem perante todos, mas Luke Cage com sua oratória excepcional consegue levar esperança e coragem a quem o escuta.

6 – Precisa de Guarda-costas: Luke faz grandes mudanças no Harlem e os moradores do bairro estão divididos entre os que o apoiam e os que têm medo dele. Scarfe ameaça Boca de Algodão se não o pagar mais pelas armas que rouba da policia, mas o criminoso não aceita bem a chantagem e o baleia, Mariah tenta afastar a má influencia de Boca de Algodão da sua reputação. Luke consegue uma aliada, Claire Temple que o ajuda quando Scarfe pede socorro a Luke por ter sido baleado, mas Scarfe está sendo procurado por policiais corruptos de Boca de Algodão que querem o silenciar, assim Luke e Claire tentam salva-lo de todas as maneiras, mas falham com a iminente morte de Scarfe, apesar da detetive Misty Knight ter chegado a tempo de ouvir sua confissão e juntar mais algumas peças de seu quebra cabeça.

7 – Manifesto: A carreira politica de Mariah esta desmoronando por acusações de desvio de dinheiro público e seu envolvimento com atividades ilícitas junto a seu primo Boca de Algodão, que consegue provas contundentes do passado de Luke Cage e sua fuga da prisão anos atrás. A situação piora entre os primos quando Boca de Algodão relembra seu passado e tudo ao que foi obrigado a abdicar pelos negócios da família, acusando Mariah de ser favorecida pela família, mas Mariah não se intimida e o acusa de se fazer de vitima, pois ela foi quem cuidou dele quando a mãe dele o abandonou e que teve de ir pra longe quando foi assediada por seu tio que era o único protetor de Boca de Algodão. A discussão esquenta e Mariah se descontrola ataca Boca de Algodão pelas costas e do empurra do primeiro andar da sua boate, sem forças para levantar Boca de Algodão agoniza enquanto Mariah com um pedestal o mata, sendo amparada por Shades. Luke Cage decide acabar com Boca de Algodão e enquanto conversa com Claire leva um tiro da Bala Judas que incrivelmente perfura sua pele.

8 – Explodir o Local: A Bala Judas faz um grande estrago no corpo de Luke Cage ao qual Claire tenta ajudar da maneira que pode, pois sua pele ainda é impenetrável, a ambulância onde se encontram é atacada pelo mesmo homem que o baleou, Willis Stryker conhecido como Cascavel. Mariah aproveita a morte de Boca de Algodão e coloca a cidade e a policia contra Luke Cage fazendo todos pensarem que ele matou Boca de Algodão. Com todos em seu encalço, Luke luta para sobreviver com a ajuda de Claire e Misty, mas parece que nem elas podem salva-lo de seu passado.

9 – DWYCK: Cascavel começa a tomar o poder deixado por Boca de Algodão ao menosprezar Shades e Mariah que começam a revidar nas sombras. Luke ainda ferido e em fuga, sai do Harlem com a ajuda de Claire que busca a ajuda do Dr. Noah Burstein que foi quem fez a experiência em Luke que o transformou e somente ele poderia curar seus ferimentos. Eles então iniciam o processo de reversão da mutação de Luke para a retirada da Bala Judas. Mariah e Shades tentam se unir as demais gangues da cidade, mas Cascavel estava preparado e deixa Mariah sem chão.

10 – Tome-pessoais: Causando uma dor incessante, Claire consegue tirar a Bala Judas de Luke e curar seus ferimentos, mas no pen drive de Reva, Luke começa a desvendar os mistérios do passado de sua ex-esposa. Mariah está sendo obrigada a trabalhar para Cascavel que quer matar Luke a todo o custo.

11 – Agora Você é Meu: O Harlem’s Paradise foi alvejado por Cascavel que quer Luke Cage morto a todo o custo, uma das balas atinge Misty que é acudida por Luke, algumas pessoas ficam presas no lugar durante o tiroteio e Misty vira o alvo já que Luke não pode ser atingido. Cascavel fecha todas às saídas para assim capturar Luke e o matar, já Luke tenta manter Misty e Claire vivas enquanto chama a atenção de Cascavel e o confronta, mas Cascavel monta uma arapuca para que Luke seja preso, Cascavel foge, Shades e Luke são presos.

12 – Solilóquio do Caos: Luke foge do camburão que o levava para a prisão e vai atrás de Cascavel, já Misty vai a fundo em sua investigação que tem um novo alvo Willis Stryker e Marih Dilland. Shades é retirado da delegacia a mando de Cascavel, mas consegue escapar da morte e Cascavel tenta persuadir Mariah. Shades reaparece para unificar suas forças com ela. Luke esta atrás de Cascavel e consegue o endereço de seu esconderijo, Cascavel entra em um tiroteio com a gangue latina que é alvejada por uma toxina de fumaça. Quando Luke chega ao local estão todos mortos e Cascavel havia escapado novamente, voltando a Barbearia do Pop, Shades e Mariah tentam um acordo com Luke, mas Cascavel joga uma granada na barbearia e mostra seu novo uniforme que o deixa quase tão poderoso quanto Luke. Luke e Cascavel entram em confronto.

13 – Você Sabe Meu Steez: Cascavel usa um traje poderoso que dá a mesma força e poder que Luke possui, assim ambos começam a lutar e a vingança de Cascavel começa a se realizar ao usar tudo o que tem contra Luke. Para evitar a prisão, Mariah faz uma ultima jogada. A luta fica mais violenta e todo o Harlem testemunha seu herói lutando ate suas ultimas forças contra um oponente a altura, mas Luke com muito custo consegue parar Cascavel. Luke é encaminhado para a delegacia junto com Mariah que é acusada de matar Boca de Algodão. Shades consegue livrar Mariah da prisão matando a única testemunha do assassinato de seu primo. Luke Cage é inocentando das acusações, mas Carl Lucas acaba sendo preso para cumprir o resto de sua pena em Seagate.

 

Os Defensores: Luke Cage

No primeiro episódio “H de herói”, Luke e seus futuros parceiros são reapresentados, vemos como anda a vida dos heróis após o termino de suas respectivas séries solo. O tema de “Os Defensores” aborda a guerra em que há entre o Punho de Ferro e o Tentáculo. Os quatro heróis acabam envolvidos nesta luta na série inicialmente por motivos diversos.
Luke cumpriu o resto de sua pena como Carl Lucas na prisão de Seagate e é libertado pelo seu então advogado Foggy Nelson, Luke volta para o Harlem e inicia um romance com a enfermeira Claire Temple, mas Misty o procura para ajuda-la no caso de jovens recrutados para trabalhos escusos, Luke tenta ajudar um dos jovens aliciados e a solucionar as mortes dos garotos. Luke começa a investigar e rastrear o responsável pelas mortes e os aliciamentos, mas acaba encontrando em meio a uma perseguição o astuto Danny Rand. Luke Cage e Danny Rand sem conversa começam a lutar e a conhecer a força que cada um tem. Luke descobre que o grupo antigo chamado Tentáculo estava usando esses jovens aliciados para fazer a limpeza dos corpos que deixavam pelas ruas. Por meio de Claire, Luke e Danny começam a se entender e a entender o que está havendo nas ruas de Nova York e mesmo com algumas discussões, ambos se ajudam para deter o Tentáculo que tem grandes planos para a cidade e para o Punho de Ferro. Luke não pensa duas vezes e resolve ajudar Danny e tenta manter o recente grupo formado unido, ate mesmo tentando fazer a cabeça dura de Jessica Jones a lutar pela causa que passou a ser de todos quando Nova York é ameaçada por essa força maligna.
A relação entre Luke e Jessica parece estar voltando ao normal, pois os dois ao se encontrarem procuram saber da vida um do outro (o interesse é mais por parte de Luke que parece ter perdoado totalmente Jessica pelo assassinato de Reva, sua esposa), mas os dois ainda mantem uma conexão sentimental, apesar de não passar de olhares amorosos e preocupações um com o outro, revelando que os dois podem ter um futuro na série de ambos.
Danny é como uma criança para o grupo e Luke é como se fosse o paizão, a voz da consciência do grupo que com o tempo começa a ter confiança em Danny e uma amizade com o mesmo (em alusão a sua grande amizade nas HQs na equipe Heróis de Aluguel).
O Tentáculo quase vence no último episodio, pois conseguem enganar Danny (como previsto por todos), mas ao unir forças em definitivo, os quatro mostram seu poder e conseguem salvar a cidade, infelizmente com o sacrifício de Matt.
Antes de voltar para sua vida no Harlem, Luke vai atrás de Jessica que está em um bar e pede para que ela não suma de novo e que se precisar de sua ajuda ele sempre estará a sua disposição. De volta ao seu bairro, Luke se une a Claire e tentam começar uma vida juntos agora sem a justiça atrás de suas cabeças, já que a cidade oficialmente esqueceu todo o tumulto causado pelos Defensores.

 

O que podemos esperar da Segunda Temporada?

A primeira temporada de “Luke Cage” não foi uma das mais chamativas que a Netflix já produziu, por apresentar um ar as vezes carregado demais, a série pareceu demasiadamente maçante em muitos episódios, mas apesar de tudo deixou boas pontas para a sua segunda temporada como a ascensão de Mariah ao poder no bairro do Harlem, também é curioso pensar no que aconteceu com o Cascavel que não morreu, apenas foi hospitalizado e qual será sua vingança contra Luke, que por sua vez, após “Os Defensores” se tornou o novo protetor do Harlem com seu nome e história limpa, com a confiança e o respeito de todos do bairro. Também será mostrada a vida de Misty Knight após ter um dos braços decepados e sua união a Colleen Wing e a formação da equipe As Filhas do Dragão.
Tudo será esclarecido e visto em 22 de junho, com a disponibilidade da segunda temporada de “Luke Cage” na Netflix.

Jessica Potter

Formada em História, Escritora e amante do Universo Geek.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *