Saiba Mais: Punho de Ferro – A Arma Viva

Punho de Ferro, herói nascido no período em que filmes de artes marciais era moda e que o grande Bruce Lee já era uma lenda. Danny Rand ou mais conhecido por seu nome de herói, o Punho de Ferro ganhou grande notoriedade por sua longa parceria com Luke Cage, esse mais que um amigo, quase um irmão, ambos cresceram como heróis com a formação da equipe Heróis de Aluguel, mas como o tempo nem sempre é generoso, ambos ficaram esquecidos sob o brilho e sucesso de outros heróis da Marvel.
Agora, como uma antiga sabedoria popular já menciona, “o tempo pode ser generoso com quem sabe esperar”, e o Punho de Ferro soube muito bem, tanto que está de volta aos holofotes nas produções da Marvel/Netflix estreando em sua própria série “Punho de Ferro” e logo depois na série em que reuni a equipe “Os Defensores”, ao que foi interpretado por Finn Jones que traz um Danny Rand inocente em um mundo cruel, mas aprendendo muito mais sobre seus poderes místicos e sobre a melhor maneira de usá-los para a proteção daqueles ao qual jurou proteger.
Com a chegada da segunda temporada da sua série solo, vamos conhecer mais um pouco da estória do Punho de Ferro nas HQs.

 

A Criação

O personagem Punho de Ferro foi criado por Roy Thomas e Gil Kane em 1974, para a série especial de HQs intitulada “Marvel Premiere” #15 a 25, onde nessas edições abordou o lado mais místico das artes marciais, explorando um pouco mais dessa cultura tão crescente naquele período.

 

Inspiração do Nome

Punho de Ferro foi inspirado nos filmes de Artes Marciais, um gênero crescente principalmente entre as décadas de 60 e 70, quando o Ocidente descobriu os mistérios do Oriente em lutas e elementos místicos por meio de diversos filmes, mas principalmente os estrelados pela lenda do gênero, Bruce Lee. Como um gênero popular e crescente, claro que a Marvel aproveitou para tirar uma casquinha desse sucesso e criou o Punho de Ferro juntamente com Mestre de Kung Fu, Shang-Chi e toda a estória envolvendo misticismo e artes marciais.
Um dos criadores do Punho de Ferro, Roy Thomas escreveu em um texto da HQ “Marvel Premiere” #15 que a criação do Punho de Ferro se deveu ao personagem Amazing-Man que foi criado por Bill Everett para a Centaur Publications durante a Era de Ouro dos Quadrinhos. Mais tarde Thomas também disse que ele e Gil Kane começaram a desenvolver o Punho de Ferro por meio de um filme de kung fu que viram, ao qual havia uma cerimonia chamada “cerimonia do Punho de Ferro”, assim achou um bom nome para um novo herói, já que já existia um Mestre de Kung Fu, porque não criar um herói das artes marciais e místicas, desta maneira o personagem foi criado a partir destes dois modelos.
O nome completo do herói é Daniel Thomas Rand-K’ai, nascido em Nova York, mas a sua origem como o Punho de Ferro vem das Montanhas Tibetanas onde se localiza secretamente a cidade mística de Kun-L’un.

 

Aparições

O personagem estreou na série de HQs “Marvel Premiere”, depois passou para uma revista própria, mas com a queda da popularidade do gênero Artes Marciais o personagem perdeu espaço para outros heróis. A fim de ser resgatado, o Punho de Ferro passou a integrar a série de HQs “Power Man e Iron First” ao qual compartilhou estórias com seu mais novo parceiro e amigo Luke Cage, mas acabou sendo morto em 1986. O personagem foi revivido em 1991 na série “Namor, the Sub-Mariner” #21 a #25 ao qual foi revelado que quem realmente morreu foi um Doppelgänger, um ser místico que tem o poder de assumir a identidade de qualquer pessoa. Após algumas minisséries curtas, o personagem passou a integrar a série de HQs “Heroes for Hire” em 19 edições. Em 2000 o Punho de Ferro integrou uma minissérie chamada “Iron First: Wolverine” em quatro edições.
Punho de Ferro fez aparições nas HQs “Deadly Hands of Kung Fu” #10, “The Living Weapon” #19 a 24, “Marvel Two-in-One”, “Marvel Team-Up”, “Namor”, “Pantera Negra” e “Demolidor”.

 

Revista Própria

Sua primeira HQ solo foi “Punho de Ferro” #1 de 1975, escrito por Chris Claremont e desenhado por Gil Kane, onde ele sai em busca da detetive samurai Collen Wing que desapareceu misteriosamente. Esta HQ introduz o Punho de Ferro ao centro de uma estória própria que, apesar da série não ser tão lembrada pelos leitores, foi de grande importância para o estabelecimento do universo místico do herói. Punho de Ferro possui boas estórias nas HQs, são elas:

 

HQ “Marvel Premiere” #15 a #16: Escrito por Roy Thomas e desenhada por Gil Kane em 1972. Esta foi à série de HQs que introduziu o herói Punho de Ferro aos quadrinhos da Marvel Comics e onde conhecemos a origem de Danny Rand.
Trama: Após conquistar o poder e a honra de ser o próximo Punho de Ferro, Danny pede ao Mestre Yü-Ti que lhe permita realizar o Desafio do Uno, mas antes de permitir, Yü-Ti pede para que Danny pense em si mesmo e em seu passado, assim Danny reflete sobre todos os eventos que o levariam a se tornar o Punho de Ferro.

 

HQ “Punho de Ferro” #01 a #07: Escrita por Chris Claremont e desenhada por John Byrne em 1975. Esta é a primeira HQ solo do herói.
Trama: O lutador de Kung Fu místico, Punho de Ferro toma o centro do palco em sua própria série. Primeira aventura? Resgatar a detetive Colleen Wing e lutar contra o poderoso Homem de Ferro.

 

HQ “Poderoso e Punho de Ferro” #50: Escrita por Chris Claremont e desenhada por John Byrne em 1978. Primeira grande estória da parceria dos amigos Luke Cage e Punho de Ferro.
Trama: Absolvido dos crimes que o levaram à Penitenciária Seagate, Luke Cage celebra em sua suíte na cobertura de seu advogado. Enquanto está por lá, Cage reflete sobre o seu passado; e as origens do Poderoso são reveladas. No entanto, este devaneio é perturbado quando os criminosos Stiletto e Discus invadem a festa!

 

HQ “Poderoso e Punho de Ferro” #74 a #75: Escrita por Jo Duffy e desenhada por Kerry Gammill em 1978.
Trama: Graças a um esquema orquestrado pelo seu inimigo, o Mestre KhanPunho de Ferro, com Luke Cage, mergulham num portal mágico que finalmente o devolve a K’un L’un, anos depois de tê-lo deixado.

 

HQ “Punho de Ferro e Wolverine – O Retorno de K’um-L’un” #01 a #04: Escrita por Jay Faerber e desenhada por Jamal Igle em 2000.
Trama: Danny Rand – um mestre em artes marciais, indo rumo à mística cidade de K’un-Lun. Logan – um mutante canadense possuidor de afiadas garras de adamantium e fator de cura. Dois homens, de mundos diferentes, unidos para proteger ambos.

 

HQ “Punho de Ferro – A Arma Viva” #01 a #12: Escrita e desenhada por Kaare Andrews em 2015.
Trama: Uma garota misteriosa (Pei) vai atrás do Punho de Ferro em Nova York para lhe dar um aviso urgente: “Voltas.. K’un L’un”. A garota foi perseguida por uma série de ninjas que não queriam que a mesma desse a noticia ao Punho de Ferro. A garota acaba ferida e é levada a um hospital pela então namorada do Punho de Ferro.

 

HQ “Poderoso e Punho de Ferro” #01: Escrita por David F. Walker e desenhada por Sanford Greene em 2016.
Trama: Os heróis originais para alugar, de volta no relógio! Poderoso e o Punho de Ferro estão seguindo um mistério com todos os ingredientes de um conto clássico de “Heroes for Hire”. Espere velhos amigos, garotos contratados, senhores do crime, magias estranhas, muito poder e uma enxurrada de punhos!

 

HQ “O Imortal Punho de Ferro – A Última História do Punho de Ferro” #01 a #16: Escrita por Ed Brubaker e Matt Fraction, desenhada por Travel Foreman em 2016. Nesta HQ conhecemos o antecessor de Danny Rand no manto do Punho de Ferro, Orson Randall.
Trama: Em K’un L’un, Danny Rand se tornou o Imortal Punho de Ferro, mas agora ele é um herói à margem da Lei de Registro de Super-humanos e precisa lidar com uma conspiração da Hidra para acabar com ele e com sua empresa. Para isso, Rand vai contar com a ajuda de mais um Punho de Ferro.

 

HQ “O Imortal Punho de Ferro: As Sete Cidades Capitais do Céu” #14 a #18: Escrita por Matt Fraction e Ed Brubaker, desenhada por David Aja em 2018.
Trama: Começou a batalha pela eternidade no coração dos céus! Uma vez em cada geração, as Sete Cidades Capitais do Céu alinham-se num plano dimensional longe do mundo dos mortais. E é para lá que as cidades enviam os seus Guerreiros Imortais para competir uns contra os outros num torneio para acabar com todos os torneios, e foi para lá que Daniel Rand foi enviado e desapareceu no seu momento mais negro. Gerações de guerreiros místicos e tradições marciais ancestrais esperam pela sua oportunidade de provar que têm o melhor kung fu – ao Imortal Punho de Ferro! Em jogo estão à vida de um amigo seu, a herança do seu pai e mentor, e o futuro de K’un-Lun. E apesar dos tremendos novos poderes que lhe foram revelados pelo misterioso Orson Randall, Daniel Rand estará mesmo preparado quando o torneio chamar o seu nome?

 

Estória

Origem: Ainda menino, Wendell Rand (pai de Danny) encontrou a mística cidade de K’un L’un e durante o período em que passou na cidade ele acabou salvando o então governante do local, Lord Tuan e assim foi adotado como seu filho. Ao crescer Wendell deixou K’un L’un e se tornou um empresário milionário nos EUA. Após um tempo, Wendell se casou com a socialite Heather Duncan e tiveram um filho, Daniel.

A Tragédia: Quando Danny tinha 9 anos, seu pai Wendell organizou uma expedição para buscar novamente a cidade de K’un L’un, ele levou consigo sua esposa, filho e seu sócio nos negócios Harold Meachum. Durante o caminho sinuoso pelo Himalaia, Wendell escorregou, mas conseguiu se agarrar a uma saliência da montanha, ele implorou pela ajuda de Meachum, mas o sócio viu uma possibilidade de ficar com o controle total da empresa e largou Wendell no abismo. Meachum também amava Heather e se ofereceu para resgatá-la e a Danny, mas ela rejeitou a ajuda dele e acabou fugindo. No caminho, Heather e Danny se depararam com uma ponte improvisada que aparece do nada, ao atravessar eles acabam sendo atacados por alguns lobos, e para salvar o filho Heather se jogou na frente dos lobos para salvar Danny e acaba morta mesmo quando arqueiros de K’un L’un intervém para salvá-la.

Salvação: Os arqueiros levaram Danny até a cidade mística de K’un L’un para frente do governante do local, Yü-Ti, mas quando Danny expressa o seu desejo de vingança Yü-Ti lhe apresenta Lei Kung, O Trovão. Este mestre ensina Danny tudo o que sabe sobre artes marciais.

Danny Rand, O Guerreiro: Com o tempo e o treinamento, Danny prova ser o mais talentoso dos estudantes de Lei Kung. Danny endureceu seus punhos mergulhando-os em baldes de areia, cascalho e rocha. Quando ele chegou aos seus 19 anos, conseguiu a chance de alcançar o poder do Punho de Ferro por ter provado ser o melhor aluno de Lei Kung.

Nasce o Punho de Ferro: Lutar contra o dragão Shou-Lao era uma honra para poucos e Danny Rand com seu esforço e por ter passado pelas diversas provas que testaram as suas capacidades, conquistou a honra de enfrentar o dragão. Para lutar contra Shou-Lau, Danny estudou sua fisionomia e desvendou o segredo do dragão, Shou-Lao tirava sua energia vital da tatuagem que possuía no peito. Durante sua luta, Danny cobriu a tatuagem com seu próprio corpo, sentindo assim sua pele queimar durante esse abraço letal. Sem sua energia vital, Shou-Lao acabou morrendo e Danny ficou com a marca do dragão em seu peito.
Após matar o dragão, Danny entrou na caverna da criatura colocando seus punhos no braseiro que tinha o coração derretido do dragão, assim por sua coragem e astucia, Danny se tornou o novo Punho de Ferro.

 

A cidade mística de K’un L’un

K’un L’un foi fundada a cerca de um milhão de anos por extraterrestres, sendo construída a partir dos destroços de uma nave espacial. Os aliens sobreviventes deram origem a uma classe de descendentes que até hoje governam a cidade e são chamados de Reis Dragões. K’un L’un é uma das Sete Capitais do Céu, estas cidades compartilham a característica de estarem suspensas em outra dimensão, mas aparecem periodicamente na Terra.

 

O poder do Punho de Ferro

Diversos nativos da cidade de K’un L’un receberam a honra de ser o Punho de Ferro, mas para alcançar esse poder era necessário derrotar o dragão místico Shou-Lao, cujo o coração é uma fonte de energia devastadora, assim o poder do Punho de Ferro vem da energia de Shou-Lao.

 

Punho de Ferro – Hereditariedade

Para conquistar a honra de lutar contra o dragão místico Shou-Lao, a pessoa deveria passar por uma série de provas para testar suas capacidades. Danny não foi o primeiro Punho de Ferro, antes dele houve outros 66, todos eles morreram antes ou com 33 anos de idade. Alguns dos mais notáveis foram:

Bei Ming-Tang (1194-1227)
Wu Ao-Shi (1517-1550): Única mulher que usou o manto do Punho de Ferro.
Bei Bang-Wen (1827-1860): Este se casou e teve 13 filhos.
Orson Randall (1900-2006): Único outro americano além de Danny a usar o manto do Punho de Ferro, Orson foi o antecessor de Danny, ele viveu até um pouco mais dos 33 anos.

 

O Dragão Shou-Lau

Shou-Lao é um dragão chinês imortal que se tornou a fonte de poder de K’un L’un. Durante um desempenho de cavaleiros do dragão de K’un L’un para o entretenimento do governante Yü-Ti, Shou-Lao ficou furioso e atacou o líder da cidade. Quan-St’ar saiu em defesa do governante e atacou o dragão, cortando seu coração. Enfurecido, Yü-Ti baniu Quan-St’ar da cidade e reviveu Shou-Lao, derretendo seu coração e o colocando em uma caverna sagrada.
Após esse incidente, aqueles que se tornavam Punho de Ferro tiveram que realizar o teste final de derrotar Shou-Lao para assim absorver parte de seu poder.

 

Heróis de Aluguel

Uma das mais famosas equipes de heróis das HQs, os Heróis de Aluguel apareceram pela primeira vez na HQ “Poderoso e Punho de Ferro” #54 de 1978, e foi criado por Ed Hanningan e Lee Elias. A equipe foi criada para alavancar a popularidade dos heróis Punho de Ferro e Luke Cage que estavam em baixa popularidade na época, muito pela decadência dos gêneros Artes Marciais (Punho de Ferro) e Blaxploitation (Luke Cage), este sendo um esforço em salvar ambos os personagens do cancelamento.
Heróis de Aluguel começa quando Misty Knight tenta se infiltrar na organização criminosa de John Bushmaster, mas quando o criminoso descobre sua traição ele sequestra Claire Temple e Noah Burstein (associados de Luke Cage) e os mantem como reféns a fim de obrigar Cage a eliminar Knight. Punho de Ferro é procurado por Colleen Wing (parceira de Knight em sua equipe As Filhas do Dragão), ela pede ajuda para encontrar a parceira, Punho de Ferro descobre os planos do criminoso Bushmaster e tenta deter Cage e para isso os dois entram em um grande confronto. Com a verdade vindo a tona, Rand acaba ajudando Cage e As Filhas do Dragão a enfrentarem Bushmaster e resgatarem Temple e Burstein, também obtendo provas que comprovaram a inocência de Cage das acusações de drogas.
Após esta primeira aventura, Punho de Ferro e o Poderoso tornaram-se parceiros e formaram os Heróis de Aluguel.

 

Poderes e Armas

O Punho de Ferro concentra seu “chi” em suas mãos, esse “chi” gera uma energia que o torna poderoso a um nível super-humano, onde resiste à dor e ferimentos físicos. Essa técnica não envolve transformação física, ela simplesmente canaliza a energia de forma natural, neste estado ele é capaz de destruir com enorme força inúmeros tipos de materiais, sem receber nenhum dano.
Dentre as habilidades do Punho de Ferro, ele possui: a manipulação do “chi” que amplia as suas habilidades a níveis super-humanos, cura melhorada que concentra o “chi” em áreas machucadas ou eliminando agentes nocivos como venenos e radiação, isso também em outras pessoas. O Punho de Ferro ainda é capaz de fundir sua consciência a de outras pessoas de forma temporária, compartilhando assim conhecimentos, emoções e experiências. Pode absorver a energia de ataques diretos e canalizar para seu próprio poder, tem uma consciência aumentada sendo capaz de sentir pessoas próximas a ele, além disso, possui uma visão aumentada e se adapta ao ambiente, facilitando assim a sua capacidade de combate em qualquer tipo de local.
Punho de Ferro além de usar as habilidades de seu “chi”, ele consegue usar em combate qualquer tipo de arma branca, além de usar dos conhecimentos dos livros dos punhos de ferro.
Através de seu treinamento com Lei Kung, Danny possui força, resistência, velocidade, agilidade, reflexos e durabilidade, todas aumentas a nível sobre humano. Danny também possui resistência à dor, controle total sobre sua mente, corpo e espírito, é um exímio acrobata e fala fluentemente inglês, chinês e japonês.

 

Inimigos

Serpente de Aço: Alter-ego de Davos, este é o arqui-inimigo de Danny Rand. Filho de Lei Kung, Davos foi um talentoso aluno de artes marciais, ele foi um dos dois últimos candidatos que tinham o direito de contestar pelo poder do Punho de Ferro, mas Davos foi derrotado em combate único por Wendell Rand (pai de Danny), Wendell era o filho adotado do governante de K’un L’un , Senhor Tuan. Davos o acusou de favoritismo e deixou a cidade sem permissão para enfrentar o dragão Shou-Lao. Davos falhou em derrotar o dragão e acabou sendo exilado para a Terra pelos seus atos. No mesmo dia, Wendell também deixou a cidade sem enfrentar Shou-Lao. 20 anos depois o filho de Wendell, Danny conquistou o poder do Punho de Ferro e a partir deste momento Davos começou a persegui-lo e enfrenta-lo diversas vezes.

Mestre Khan: Khan é um sinistro “deus” feiticeiro de K’un L’un, ele exige sacrifícios de sangue humano de seus adoradores. Khan é um grande adversário do Punho de Ferro e lutou contra o mesmo em diversas ocasiões.

Cimitarra: Um mestre das armas brancas e servo de Mestre Khan. Não se sabe muito do passado de Cimitarra, seu nome foi usado por muitas pessoas em seu país Halwan e acredita-se que seu nome é passado de geração em geração. Punho de Ferro e Luke Cage entraram e confronto diversas vezes com o vilão.

Zhou Cheng: Cheng tem matado todas as reencarnações do Punho de Ferro quando os mesmos chegam aos 33 anos, ele estava sob o controle de Ch’i-Lin e tentou capturar o antecessor de Danny, Orson Randall para roubar seu coração e ter acesso ao ovo do Dragão, para que seu mestre pudesse consumi-lo. Ele atacou Danny em seu trigésimo terceiro aniversario, mas foi interrompido por Cage, Knight e Colleen Wing. Cheng e Danny se enfrentaram por diversas vezes.

Dentes de Sabre: Victor Creed é um mutante conhecido por ser o arqui-inimigo de Wolverine, mas a sua primeira aparição foi na HQ “Iron First” #14 de 1977. Durante muitos anos, o Dentes de Sabre era o arqui-inimigo dos parceiros Punho de Ferro e Luke Cage e tempos depois foi transferido como inimigo de Wolverine. Dentes de Sabre é um mutante que possui os mesmos poderes de Wolverine, a única diferença é que não possui garras e sim unhas perfurantes e muito resistentes.

Harold Meachum: Parceiro de negócios de Wendell Rand, Harold foi o responsável pela morte de Wendell ao negar ajuda ao mesmo e deixa-lo cair do penhasco. Logo após a morte de Wendell, ele declarou seu amor por Heather (esposa de Wendell), mas a mesma indignada com a situação correu com seu filho. Harold caminhando pelas montanhas do Himalaia tentou voltar para a civilização, mas acabou se perdendo e quase ficou congelado até a morte, ele foi salvo por alguns habitantes de um povoado. Pelo tempo que passou perdido e congelado, Harold teve suas pernas amputadas e passou um tempo em uma cabana até que fosse resgatado por homens da sua empresa, mas no período em que passou na cabana ouviu de um monge que um menino havia sido salvo por habitantes de K’un L’un após seus pais terem sido mortos. Harold sabendo que o menino em questão era Danny sabia que o mesmo voltaria para vingar a morte de seus pais quando o portal da cidade mística se abrisse novamente. Harold se preparou durante anos para o retorno de Danny, que voltou após 10 anos como o Punho de Ferro, derrotando todas as barreiras que Harold lhe impôs, Danny no fim vendo seu estado se penalizou e deixou Harold viver.

Tentáculo: Também conhecida como A Mão, é uma ordem de ninjas místicos do mal que estão fortemente envolvidos com o crime organizado e atividades mercenárias, tais como planos de assassinato. O Tentáculo cobiça o poder acima de todos os outros objetivos, tem sua base no Japão, mas operam em todo o mundo. Seus grandes adversários são O Casto (grupo de guerreiros liderados por Stick), Demolidor e o Punho de Ferro.

 

Parcerias

No período em que viveu em K’un L’un, Danny Rand teve como seus mentores e podemos dizer parceiros, os Mestre Yü-Ti e Lei Kung, que lhe ensinaram toda a sabedoria que possuíam para forma-lo como herói e como pessoa de caráter. Ao voltar para a civilização como o Punho de Ferro, Danny Rand fez grandes parcerias com as Filhas do Dragão (Misty Knight e Colleen Wing) e o Demolidor, além de ter participado das equipes Vingadores, Defensores, Novos Vingadores e Armas Imortais.
Claro que, a mais famosa parceria que gerou a formação de uma das equipes mais famosas das HQs foi com Luke Cage, o Poderoso que se uniu ao Punho de Ferro para salvar sua amiga Misty e com dessa parceria, acabaram formando uma grande amizade, gerando a equipe Heróis de Aluguel que mesmo com todos os diversos acontecimento em suas vidas paralelamente, ambos nunca deixaram a amizade morrer, tanto que o nome da primeira filha de Luke Cage com Jessica Jones recebeu o nome de Danielle, em homenagem ao amigo Daniel.

 

Relacionamentos

Misty Knight: Mercedes Knight pode ser considerada o grande amor de Danny Rand nos quadrinhos. Knight é uma ex-detetive da polícia de Nova York que teve o braço amputado após um ataque a bomba. Ela recebeu uma prótese biônica de Tony Stark e recomeçou sua vida ao abrir uma agencia de investigação privada com sua melhor e grande amiga Colleen Wing, formando mais tarde a equipe intitulada As Filhas do Dragão. Algum tempo depois, Misty conheceu Danny e ambos se apaixonaram, e após algumas aventuras ambos iniciaram um relacionamento que durou pouco tempo. Após o ataque dos Skrulls (um deles se fez passar por Danny) Misty e Danny reataram seu relacionamento. Os dois passaram por alguns atritos no relacionamento durante a Guerra Civil, mas no fim da guerra compraram um apartamento e passaram a viver juntos no Harlem, onde Danny a pediu em casamento e a mesma aceitou e ainda revelou estar gravida. Um tempo depois, ao fazer uma ultrassonografia, eles descobrem que não há bebê algum, foi o “chi” de Danny que gerou um falso positivo, isso abalou o casal e causou uma nova separação, mas apenas de casa, ambos ainda continuam mantendo um relacionamento.

Mulher Aranha: Jessica Drew conheceu Danny Rand quando o mesmo se mudou para a Mansão do Vingadores, e após uma luta contra o vilão Capuz, Jessica e Danny acabam tendo um caso que não durou muito tempo.

 

Mídias

O Punho de Ferro foi reapresentado ao público a partir de 2000 com suas novas aventuras nas HQs e para aqueles que não curtem muito quadrinhos, puderam conhecê-lo na série da Marvel/Netflix “Punho de Ferro”. É claro que o Punho de Ferro não teve participações apenas nestas mídias, sendo parte importante em séries animadas e games.
Na televisão o Punho de Ferro apareceu em “Esquadrão de Heróis” (2009), “Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra” (2010), “Ultimate Homem Aranha” (2012) e em “Lego Marvel Super Heroes: Maximum Overload” (2013).
Nos games o herói fez sua primeira aparição em “Spider-Man and Venom: Maximum Carnage” (1994), também em “Marvel: Ultimate Alliance” (2006), “Spider-Man: Friend or Foe” (2007), “Marvel Ultimate Alliance 2: Fusion” (2009) e em “Ultimate Marvel vs. Capcom 3”(2011).

 

Atualmente

Como dito anteriormente, o herói Punho de Ferro ganhou bastante notoriedade nos últimos tempos pelo lançamento de sua série solo no streaming Netflix, que com uma parceria com a Marvel produziram a série original “Punho de Ferro”, onde o protagonista Danny Rand que é interpretado por Finn Jones, é apresentado ao público já como o Punho de Ferro, mas durante a série conhecemos a estória de Danny e como ele se tornou o Punho de Ferro, além de acompanharmos seu retorno à Nova York e ao seu lugar de direito.
Essa série foi o fechamento do pacote planejado pela Marvel/Netflix em unir os heróis Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro em uma única série, o que ocorreu, e essa união foi denominada “Os Defensores”, grupo de heróis de rua que se unem por um bem maior. Em “Os Defensores” a estória de Danny Rand foi continuada a partir dos eventos de sua série solo, nesta união conhecemos a importância do herói Punho de Ferro não apenas para K’un L’un, mas para o mundo.
Em continuidade aos acontecimentos da primeira temporada, a Marvel/Netflix irá lançar a segunda temporada de “Punho de Ferro” que estará disponibilizada no streaming em 7 de setembro.

 

 

O Punho de Ferro, assim como Luke Cage, sempre foi considerado um herói do segundo escalão da Marvel, muito por sua baixa popularidade nos dias de hoje ou mesmo por sua criação, que se baseou em sucessos de sua própria época. Apesar disso, Punho de Ferro ainda demonstra em todas as mídias que aparece a sua força e importância, ele é um verdadeiro herói que ao contrario de muitos não sofreu mutação ou acidentes, seus poderes vieram por meio de seu esforço, ele conquistou o poder do dragão Shou-Lao, este é o Imortal Punho de Ferro, um dos heróis mais poderosos das HQs.

Jessica Potter

Formada em História, Escritora e amante do Universo Geek.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *