A Jornada do Punho de Ferro na Netflix

A Marvel e a Netflix formaram uma parceria em 2015, seu projeto era de reunir quatro heróis de rua aos quais fossem possíveis produzi-los em formato de série, em um orçamento bem menor que dos grandes filmes da Marvel Studios. O começo de tudo foi à série original “Demolidor”, que em 2015 conquistou o gosto muitos usuários do streaming e tantos outros fãs da Marvel. Após esse primeiro sucesso vieram às séries solo dos heróis Jessica Jones e Luke Cage respectivamente, até por fim chegar ao último e tão grande herói que fecha esse grupo: O Punho de Ferro. Com a apresentação dos quatro heróis de rua, eles foram reunidos na série “Os Defensores”, um dos grupos de heróis mais famosos das HQs.
A segunda temporada de “Punho de Ferro” estreia dia 7 de setembro e para nos preparar vamos lembrar um pouco do que aconteceu com o herói até o momento.

 

Primeira Temporada

1 – A Neve Abre Caminho: Neste primeiro episódio da série solo “Punho de Ferro”, Danny Rand reaparece na Rand Enterprises após quinze anos de seu desaparecimento e ter sido dado como morto. Por esse motivo, ninguém acredita que ele seja quem diz que é, filho de um dos donos da empresa, o falecido Wendell Rand. Mesmo assim, Danny insiste em ver Harold Meachum, antigo sócio de seu pai, mas ao rever Ward e Joy (filhos de Harold) fica sabendo que Harold morreu de câncer anos atrás. O que ninguém sabe é que Ward guarda um grande segredo: Harold está vivo e escondido de todos, pois ninguém pode saber que se salvou do câncer e como se salvou. Harold usa seu filho Ward para continuar controlando a Rand Enterprises. Danny desacreditado, fica perambulando pelas ruas de Nova York e acaba morando em uma barraca improvisada no Central Park, mas Danny não desiste de provar quem é e sai a procura de Joy, sua antiga melhor amiga de infância. Ela aceita conversar com Danny, mas ao tomar um chá oferecido por Joy, Danny acaba sendo drogado por um sonífero e acorda em um sanatório com muitas lembranças.

 

2 – Das Sombras, Falcão Alça Voo: Danny está preso no sanatório e tenta de todas as maneiras provar que não está louco e que é realmente Danny Rand. Vendo que não conseguiria provar sua identidade, Danny pede ajuda por telefone a Colleen Wing, uma mulher que conheceu no Dojo do bairro. Harold desconfia que Danny seja realmente quem diz que é, e deseja saber como sobreviveu à queda de avião, assim manda seu filho Ward conversar com Colleen enquanto ele mesmo vai até o sanatório para conversar com Danny diretamente. Joy é confrontada pelo psiquiatra responsável por Danny que pergunta sobre um comercial que fez na infância (o mesmo que Danny havia comentado) ela disse que foram a um circo juntos. Na mesma noite, Harold vai até o sanatório escondido e começa a fazer perguntas para Danny confirmando que Danny é mesmo quem diz que é, e assim começa a descobrir mais sobre os anos em que Danny passou afastado da civilização, descobrindo assim que Danny Rand se tornou o Imortal Punho de Ferro.

3 – Soco de Trovão, Estrondo de Canhão: Danny usando seu poder de Punho de Ferro consegue escapar do sanatório. O Dojo de Colleen é atacado por homens que estavam atrás de Danny por ele ter fugido do sanatório e Colleen acaba ajudando a esconder Danny. Danny procura Joy para conversar e eles veem o quanto mudaram com os anos de afastamento, Joy se mostra uma exímia empresária, oferecendo uma grande quantia pela parte de Danny na empresa, mudando inclusive seu nome para que ninguém saiba que ele está de volta, mas indignado, Danny vai embora. Ele vai até o cemitério onde estão enterrados seus pais e descobre que a advogada Jeri Hogarth mantem seus túmulos conservados, então vai atrás da mesma pedir aconselhamento sobre seu retorno, principalmente seus direitos sobre a empresa. Por sua relação de trabalho com o pai de Danny, Jeri se compromete a ajuda-lo nessa questão. É revelado que Madame Gao e o Tentáculo controlam a vida e as ações de Harold.
Hogarth tenta reunir provas da existência de Danny, mas tudo o que pudesse comprovar sumi e Hogarth desconfia que os irmãos Meachum estejam por trás disso. Danny vai atrás de uma prova, ele quebrou o braço quando criança, mas no hospital é atacado por um homem misterioso que queima todas as provas. Danny confronta os irmãos Meachum e descobre o quão cruéis e ambiciosos podem ser. A reunião de Hogarth sobre o futuro de Danny na empresa sai melhor que o esperado por uma prova surgir inesperadamente. Após a reunião, Danny segue Ward e descobre que o mesmo tem um cumplice nos planos de lhe tirar a empresa, assim ele o segue até o local do esconderijo do cumplice, mas acaba caindo da sacada do local.

4 – Palma dos Oito Trigramas: Harold se revela para Danny que acorda atordoado em seu apartamento junto com Ward. Harold conversa com Danny e conta tudo o que sofreu após a morte dos pais de Danny, ele conta que sofreu de um câncer terrível, mas foi salvo pelo Tentáculo que o salvou da morte o devolvendo a vida e sua saúde, ele faz essas revelações por Danny ser o Punho de Ferro e por seu dever de enfrentar o Tentáculo, sendo sua única salvação do cativeiro que sofre há anos. Harold ordena a Ward que ele lhe devolva sua vida como Danny Rand para assim ele poder ajuda-lo a enfrentar o Tentáculo. Danny é reconhecido publicamente ser um Rand, mas percebe que não se encaixa direito no mundo dos negócios, Joy o auxilia. No apartamento de Danny, Joy e ele conversam quando acabam sendo atacados por homens da Tríade, ao vencer sua primeira luta, Danny pede ajuda a Colleen para que a mesma o ajude a encontrar os responsáveis pelo ataque.

5 – Sob as Folhas, Colher Lótus: Danny começa desvendar alguns negócios escusos da Rand e descobre que o Tentáculo está usando o novo píer da Rand para traficar heroína. Danny pede a Colleen que o ajude, assim ambos vão até o píer ao anoitecer para interceptar um carregamento do Tentáculo. Danny descobre que o carregamento era na verdade um homem que acaba ferido após uma luta contra um dos seguranças dele. Este homem revela ser um químico que foi o responsável por criar uma nova formula de heroína para o grupo, assim manteria sua filha viva, ele ainda diz que o Tentáculo está em todo o lugar. Madame Gao e o Tentáculo ficam cientes da existência do Punho de Ferro na cidade.

6 – Imortal Emerge na Caverna: Ward está passando por problemas com a heroína e Joy tenta mantê-lo na linha. Danny está cada vez mais concentrado em encontrar e erradicar o Tentáculo encontrando a filha do químico que salvou. Colleen e Claire tentam salvar a vida do químico o levando para o hospital, mas o Tentáculo conseguem sequestra-lo. Ward acaba se afundando cada vez mais na heroína, mas sua irmã Joy o ajuda a se manter de pé.
Danny recebe um convite pouco convencional do Tentáculo, onde Madame Gao o desafia a lutar contra fortes oponentes que Danny jamais sonhou em enfrentar, e assim provar ser o verdadeiro Punho de Ferro. Para salvar a filha do químico, Danny desiste do desafio quando estava a ponto de ganhar, pois Madame Gao ameaça matar a garota. Ela revela para Danny que já esteve em K’un L’un e que é tão poderosa quanto ele.

7 – Derrubar a Árvore e suas Raízes: O Tentáculo vai atrás de Harold após o desafio de Madame Gao contra o Punho de Ferro, antes de ele ser “punido” pelos homens do Tentáculo Danny intervém a seu favor e o salva, Harold mata os dois homens antes que pudessem falar algo. Danny conta a Harold sobre o desafio de Madame Gao. A lealdade de Ward é posta a prova no momento em que está fragilizado pelas drogas, Harold o manda que desove os corpos dos homens do Tentáculo, o que faz contra sua vontade. Danny e Colleen passam a noite juntos e iniciam um relacionamento. Madame Gao aparece no escritório de Danny para ameaça-lo e dizer que não vai parar de usar sua empresa para seus negócios. Danny a segue e descobre em outro andar de sua empresa, que o Tentáculo usa pessoas infiltradas na sua empresa para distribuir heroína. Danny ameaça um dos infiltrados e consegue tudo o que diz respeito ao Tentáculo na Rand. Um antigo mestre de Colleen, Bakuto faz uma visita surpresa ao seu Dojo. Danny entrega as informações que consegue para Harold e o mesmo consegue a localização do local de fabricação da droga. Danny e Colleen invadem o local e encontram o químico, mas ele acaba morrendo, não antes de revelar que contou a Madame Gao a formula da nova heroína e descobre que a mesma foi para uma cidade na China, esta cidade era a mesma a qual viajou com seus pais antes da tragédia.

8 – A Benção de Muitas Fraturas: Claire está sendo perseguida por Madame Gao, mas Colleen chega a tempo de salvá-la. Danny procura Harold e encontra uma grande mancha de sangue no chão da sala e Ward ao descobrir pede que Danny se afaste de sua família. Juntamente com Colleen e Claire, Danny viaja para a China. Os acionistas pressionam os irmãos Meachum para que aceitem um acordo e saiam da empresa, Joy percebe que Ward está cada vez mais perdido em meio as drogas. Durante o voo, Danny relembra a tragédia que matou sua família e seu primeiro encontro com os monges de K’un L’un. Danny, Colleen e Claire chegam ao local onde o Tentáculo mantem uma fabrica de heroína esperando que Madame Gao apareça. Colleen acaba por enfrentar uma adversária a sua altura, já Danny ao tentar invadir a fabrica enfrenta o defensor declarado do Tentáculo: Zhou Cheng. Danny acaba enfrentando seus medos e Madame Gao o surpreende e tenta trazê-lo para o Tentáculo. Danny, Claire e Colleen lutam contra os homens de Gao e ao notarem que as laminas das armas deles estão envenenadas Danny descobre que a verdadeira assassina de seus pais é Madame Gao.

9 – A Senhora de Todas as Agonias: Danny mantem Madame Gao presa no Dojo de Colleen, mas a mesma está fazendo um jogo enigmático para ludibriar e persuadir Danny, Colleen e Claire. Danny tenta conseguir um soro da verdade para tentar obter respostas sobre seu passado. Colleen começa a sofrer os efeitos do veneno da espada da rival com a qual lutou na China. Danny começa a injetar o soro da verdade em Madame Gao, mas Colleen começa a piorar por conta do veneno. O Dojo é invadido por homens do Tentáculo que foram resgatar Madame Gao. Por vingança, Harold arma uma emboscada para que Ward seja preso e acusado de dependência de drogas, assim ele é enviado para o mesmo sanatório que Danny. Colleen está morrendo, mas Bakuto (Sensei de Colleen) aparece para ajuda-la, ele mata os soldados de Gao e ajuda Danny a usar seus poderes do Punho de Ferro para curar Colleen.

10 – Tigre Negro Rouba Coração: Danny fica muito fraco após curar Colleen e é levado por ela e Bakuto para um complexo onde Colleen foi criada e treinada. Joy descobre que seu pai Harold está vivo e pede explicações de seu sumiço. Bakuto dá as boas vindas para Danny e tenta lhe ensinar o que é ser o Punho de Ferro, ensinando-lhe técnicas para aprimorar seus poderes e mostra-lhe um vídeo onde aparece uma das encarnações do Punho de Ferro o que surpreende Danny, assim Bakuto tenta convencer Danny a se juntar a sua causa. Danny está desconfiado do lugar e de sua aparente hospitalidade, ele sai em busca do local onde estão mantendo Madame Gao presa. Madame Gao revela que o local onde estão faz parte do Tentáculo o que deixa Danny com muitas duvidas. Danny conta a Colleen o que Gao lhe contou e para sua surpresa, Colleen revela que ela falou a verdade e que pertence ao Tentáculo, Danny fica arrasado, pois pensa que ela esta sendo usada por Bakuto para recrutar o Punho de Ferro. Bakuto procura Harold para informar que irá substituir Madame Gao no comando da Rand Enterprises e que mandará nele também. Danny após muito refletir começa a vasculhar o complexo e descobre o que realmente já temia, ele está em um dos locais do Tentáculo. Danny é surpreendido por Bakuto que confirma a verdade e os dois acabam lutando. Seu antigo amigo de K’un L’un, Davos aparece para ajuda-lo a lutar contra os homens do Tentáculo que tentam impedir Danny de fugir do local. Davos explica que está ali para levar Danny de volta a K’un L’un por ordem do governador de lá, eles lutam bravamente contra todos os homens e alunos do complexo. Quando tentam sair, Bakuto apunha-la Danny, mas ao tentar usar o Punho, Danny descobre que toda a sua raiva acabou com seu “chi”, o que o fez perder seus poderes do Punho de Ferro. Desta maneira Danny e Davos ficam encurralados pelos alunos de Bakuto e lutam até que Colleen os ajuda a escapar abrindo o portão do local. Joy consegue recuperar o poder da Rand Enterprises.

 

11 – Devolver o Cavalo ao Estabulo: Davos se recorda do dia em que Danny conseguiu o poder do Punho de Ferro, ele tenta convencer Danny a retornar a K’un L’un, mas Danny se nega e alega que deve ser o destruidor do Tentáculo, Davos mostra sua decepção pelo abandono de Danny a suas responsabilidades como o Punho de Ferro. Colleen volta para o seu Dojo e encontra Bakuto que declara que Danny deve ser controlado e que Colleen deve encontra-lo e entrega-lo ao Tentáculo. Danny procura Claire e pede ajuda com seus ferimentos, ele revela que Colleen é do Tentáculo, mas explica que este é outro braço do Tentáculo e que Bakuto está tentando montar um exercito e dominar a organização e o mundo. Joy percebe que seu pai não é mais o mesmo, pois esta mais agressivo e manipulador. Colleen aparece na porta de Claire e as duas conversam sobre os últimos acontecimentos, Colleen explica que há vários grupos dentro do Tentáculo e que ela faz parte de um que faz o bem as pessoas. Danny tenta restaurar seu “chi” e ao mesmo tempo se recorda de parte de sua vida em K’un L’un. Colleen o procura, mas Danny desconfia de suas boas intenções. Colleen então vai atrás de um de seus antigos alunos para obter antibióticos para Danny, mas acaba sendo traída, pois sua aluna a entrega para o Tentáculo, eles a levam para o complexo, pois Bakuto a esta esperando. Colleen é presa por Bakuto no complexo e o mesmo se mostra decepcionado com ela por não ter revelado a localização de Danny, assim Bakuto manda que um de seus antigos alunos torture e mate Colleen para atrair a atenção de Danny que está a espreita. Colleen consegue se soltar das amarras e luta contra seus dois antigos alunos. Danny e Davos conversam e Davos o acusa de ter roubado seu direito de ser o Punho de Ferro. Colleen escapa de seu cativeiro e reencontra Danny que a conforta, pois a mesma esta decepcionada com o Tentáculo.

12 – A Cabeça da Serpente: Ward está cada vez mais alucinado pelas drogas que o pessoal do sanatório está lhe dando, mas inesperadamente recebe a visita de Bakuto que lhe da o antidoto para cura-lo das drogas de Gao, ele lhe oferece ajuda para matar Harold, se aceitasse um acordo. Davos confronta Danny sobre a lealdade de Colleen. Ward procura seu pai e revela a Joy o homem que o pai se tornou, Harold confronta Ward e o mesmo aponta uma arma para seu pai e tenta levar Joy do apartamento, mas Bakuto aparece com seus homens e mantem a todos presos no local. Bakuto liga para Danny e mostra que esta com a família Meachum, ele pressiona Danny atirando em Joy e ameaçando decapitar Harold. Danny aparece para salvar a vida dos Meachum e acaba se rendendo a Bakuto e seus homens. Enquanto caminha com Bakuto, Danny consegue se concentrar e acessar o seu “chi” temporariamente, o poder do Punho aparece e Danny se liberta e luta contra Bakuto, já Davos e Colleen lutam contra os outros homens de Bakuto. Os homens de Bakuto são mortos e o mesmo acaba por enfrentar Colleen que após uma luta de espadas consegue subjuga-lo, mas Colleen não tem coragem de mata-lo e Davos toma à dianteira e o apunha-la no coração. Danny confronta Davos por sua atitude e Davos o acusa de ser um fraco e de não merecer o poder do Punho de Ferro, os dois lutam e Danny consegue subjuga-lo e o manda embora de sua vida. Quando Danny e Colleen se voltam para o local da luta com Bakuto, o corpo dele sumiu. Danny e Colleen voltam para o Dojo, mas acabam sendo atacados por militares enviados por Harold.

13 – Dragão Brinca com Fogo: Danny esta sendo acusado de usar sua empresa para contrabandear milhões de dólares e essa acusação foi forjada por Harold que esta tentando tomar o controle total da empresa. Ward tenta ajudar Danny e procura a ajuda de Jeri Hogarth. Claire procura Jeri e a leva até Danny, ela aconselha Danny a tentar provar sua inocência. Danny e Colleen voltam ao complexo e conversam com Gao, ela revela que Danny não consegue se conectar com seu “chi” por que sente culpa pela morte de seus pais. Gao ainda diz que não foi ela quem matou os pais de Danny e revela que o Tentáculo entrou em contato com Harold muito antes do acidente e que o verdadeiro responsável pela morte de seus pais é Harold Meachum. Danny fica descontrolado e procura Ward para recuperar as provas que o inocentam. Joy confronta seu pai sobre seus planos contra Danny e Harold tenta lhe ludibriar, mas Joy sai desconfiada. Danny, Colleen e Claire armam um plano para invadir a Rand. Harold consegue deter Ward o atacando, mas Danny e Colleen conseguem invadir seu escritório e acabam lutando com diversos homens de Harold. Danny e Colleen os derrota, mas Harold foge e é perseguido por Danny. Harold assume que foi o autor da queda do avião e do assassinato dos pais de Danny. Danny e Harold lutam, mas quem acaba matando Harold é seu filho Ward.
Danny e Ward se reconciliam. O corpo de Harold é cremado. A empresa fica sob o controle de Ward que assume uma parceria com Danny. Davos tenta persuadir Joy. Danny e Colleen vão para K’un L’un, mas descobrem que a cidade foi destruída e seus moradores mortos.

 

Os Defensores: Punho de Ferro

Lançada para reunir os quatro heróis apresentados em suas séries solo: Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. O primeiro episódio “H de Herói” já começa com Danny Rand e Colleen Wing lutando contra homens do Tentáculo e uma mulher misteriosa (Elektra) em plena China, isso porque a série começa imediatamente após o termino da primeira temporada de “Punho de Ferro”, onde no final Danny descobre que a cidade de K’un L’un foi destruída e todos os seus habitantes foram assassinados pelo Tentáculo. Ainda no primeiro episódio, Danny descobre que os responsáveis pelo massacre estão concentrados em Nova York, assim a estória começa. Danny começa a investigar as atividades do Tentáculo em Nova York principalmente após ocorrer um epicentro na cidade, por essa investigação ele acaba conhecendo ocasionalmente outro herói, Luke Cage, mas ao invés de conversarem ambos se conhecem por meio de uma luta onde acabam conhecendo sua força, e acabam se impressionando com seus poderes, principalmente Luke que é socado pelo poder do punho de Danny Rand. A temática da série aborda a batalha do Tentáculo contra seus inimigos declarados, neste caso o Punho de Ferro.
No terceiro episódio “Péssimo Comportamento”, Luke comenta com Claire sobre a luta que travou com um homem misterioso que faz a “mão brilhar”, neste momento Claire adivinha ser esse Danny Rand ao qual já foi parceira e organiza uma reunião para que os dois se conheçam da forma certa, mas ambos constituem certa antipatia um pelo outro, muito por seus antecedentes. Danny usa de sua influencia para encontrar a cúpula do Tentáculo, ele descobre a empresa a qual se escondem em Nova York e vai atrás deles. Danny os ameaça e acaba numa luta quase mortal contra muitos membros do Tentáculo com a ajuda inesperada de Luke Cage e também do Demolidor e Jessica Jones. A partir do episódio quatro “Dragão Real”, os quatro heróis acabam se unindo por um mesmo ideal, mas com objetivos diferentes. A vilã Alexandra revela que precisa do Punho de Ferro por ser ele parte importante de seu plano, assim a série se baseia na busca do Tentáculo em dominar o Punho de Ferro e no esforço de seus novos parceiros em protegê-lo do Tentáculo e de si mesmo, pois Danny se mostra imaturo em grande parte da trama querendo resolver a situação sozinho e colocando Nova York em um perigo eminente, ao que seus parceiros tentam desesperados detê-lo.
Apesar de todos os esforços, Danny acaba capturado pelo Tentáculo que usa de sua inocência e raiva (muitas vezes descontrolada) para fazê-lo abrir uma porta que contem um esqueleto de dragão, que é usado como ingrediente essencial para ressuscitação dos membros do Tentáculo e torna-los imortais. O Tentáculo quase vence no último episodio, pois conseguem enganar Danny (como previsto por todos), mas ao unir forças em definitivo, os quatro mostram seu poder e conseguem salvar a cidade, infelizmente com o sacrifício de Matt.
Como consequência, a Detetive Misty Knight tem o braço amputado por Bakuto, mas Colleen a vinga matando o mesmo, ela e Danny oferecem ajuda a Misty para que a mesma não tenha a vida prejudicada por essa amputação.
Danny e Colleen voltam para seu Dojo e Danny pensa nos últimos acontecimentos e em como Matt se sacrificou por sua cidade, ele decide que Nova York é seu novo lar e que fará o que Matt pediu, será o novo protetor da cidade.
Em “Os Defensores” podemos acompanhar a construção da amizade de Danny e Luke, também podemos sonhar com uma “talvez” futura série sobre esse dois heróis, os “Heróis de Aluguel” pode não ser uma realidade ou uma série que a Netflix pensa em fazer, mas é uma possibilidade já que ambos os heróis tiveram muita compatibilidade em cena, e por que não uma série com esses dois já que nas HQs até hoje eles fazem sucesso, tenho certeza que não seria diferente em uma possível série.

 

O que podemos esperar da Segunda Temporada?

Apesar de ter apresentado uma boa estória, a primeira temporada de “Punho de Ferro” pecou em cenas “pobres” de luta, além de irritar os fãs por não mostrar o herói trajado com seu famoso uniforme das HQs, nessa questão podemos considerar esta primeira temporada como uma introdução, um prelúdio de suas estórias como herói, assim como aconteceu em “Demolidor”, onde o herói se apresenta com seu costumeiro uniforme apenas em sua segunda temporada. Com a série “Os Defensores” tivemos uma continuação de sua estória apresentada na primeira temporada, com o Punho de Ferro enfrentando a cúpula do Tentáculo e sofrendo pelas consequências de seus atos, tendo que se fortalecer e amadurecer como um verdadeiro herói.
Nesta segunda temporada é esperado um Danny Rand mais responsável e ponderado, ele deve ser o herói que a cidade precisa e não apenas o protetor de K’un L’un. Provavelmente Danny vestirá o manto do Punho de Ferro como conhecemos nas HQs e terá certa ajuda de seu novo amigo Luke Cage em alguma parte da estória como foi mostrado em um dos trailers, além disso, vamos conhecer um pouco mais de seu passado em K’un L’un e possivelmente outro Punho de Ferro que viveu muito antes que Danny. Nesta nova temporada vamos conferir o que aconteceu e quais os planos de Davos e Joy que ao que parece se uniram para dar um fim no Punho de Ferro.
No mais, sua nova fase e seus novos desafios serão conhecidos a partir do dia 7 de setembro, onde a Netflix vai disponibilizar os 10 episódios (essa temporada será mais curta que a dos demais heróis) da segunda temporada de “Punho de Ferro”.

 

Jessica Potter

Formada em História, Escritora e amante do Universo Geek.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *