Últimas novidades sobre a Série 20 da NVIDIA

Na tarde de hoje, foi realizada uma transmissão ao vivo na página da AORUS no Facebook, juntamente com a NVIDIA Brasil, falando um pouco mais detalhadamente sobre a nova série de placas da NVIDIA, a série RTX 20.

Segundo relatos do representante da NVIDIA Brasil, Alexandre Ziebert, as modernas placas da série 20 contam com Arquitetura Turing, que proporciona até 50% mais rapidez de processamento (mais focada em jogos tradicionais) do que as placas da série 10, série atual de placas da NVIDIA.

As novas placas possuem potência para rodar jogos atuais em qualidade Ultra, resolução 4k, a 60 frames por segundo, e possuem suporte para HDR.

A série RTX tem como foco seu sistema de Ray Tracing em tempo real (que dá nome a série). Ray Tracing é uma técnica de processamento de imagem e luz dentro dos jogos, que tem como objetivo imitar como a luz se propaga no mundo real, com a utilização da física óptica, que prega conceitos de fontes luminosas, cálculos de onde a luz bate em relação de onde está focada a câmera no jogo, conceitos de Reflexos, Refração de Luz, entre outros. Veja um exemplo do Ray Tracing em tempo real no vídeo abaixo:

Fazer com que o Ray Tracing funcione em tempo real não é uma tarefa fácil, relata Ziebert. “Em um filme, o Ray Tracing pode levar horas para ser produzido em um frame, enquanto em jogo, com esta tecnologia, é realizado em tempo real a 30, 60 frames por segundo”, disse o representante da NVIDIA.

O objetivo desse sistema é trazer um nível de realismo excepcional ao jogos, através dos RT Cores (núcleos específicos para Ray Tracing), que calculam 10 bilhões de raios de luz por segundo. Raios esses que incidem sobre cada um dos pixels em tela e modificam suas cores dinamicamente.

O sistema das placas RTX auxilia também na etapa de desenvolvimento dos jogos, pois possui compatibilidade com o DirectX 12, que coleta as informações necessárias para calcular e executar o Ray Tracing, e leva até os núcleos da placa, que executa todos esses cálculos, facilitando o trabalho dos desenvolvedores dos jogos.

Porém, os jogos atuais precisam ser adaptados para o novo sistema da NVIDIA pelos próprios desenvolvedores. Num futuro onde todos tenham o sistema RTX de forma acessível, o sistema promete facilitar e simplificar as etapas de desenvolvimento de jogos, economizando tempo e dinheiro.

As placas RTX 2080 e RTX 2080 ti serão lançadas no mercado logo mais no dia 20 de Setembro, enquanto a placa RTX 2070, que também foi confirmada, deve ser lançada no meio de Outubro.

Vinicius Loyo

Editor de vídeo, Streamer nas horas vagas e, apesar de viciado, um dos piores gamers que você já viu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *